CLUBE

 

GRUPO

Onde estamos.

A Hicon deu início à sua formação em 1992, inicialmente, no  segmento empresarial, em redes estruturadas de comunicação  por voz, Iniciando a actividade em 1992 em nome individual, com o nome comercial TJM (Telecomunicações José Mendes), a nossa actividade estava direccionada para a prestação de serviços técnicos ao mercado empresarial, nomeadamente em rede privadas de telecomunicações. A actividade dava continuidade à experiencia acumulada durante 6 anos ao serviço de um fabricante de equipamentos de comutações e aparelhos terminais de comunicações (Siemens), tendo estabelecido parcerias técnicas com os TLP (telefones de Lisboa e Porto), A. Gomes do Monte, Painhas e Arieira, AT&C. Nesta fase destacamos alguns  clientes como, Hochest Portuguesa, Vista Alegre, BNU( Banco Nacional Ultramarino) Hotel D. Henrique, Rar- Refinarias de Açúcar Reunidas, Carlos Oliveira, JCA, Hospital Cedofeita, Electroceramica do Candal, Cerisol. De igual forma, torna-se concessionário Siemens, sendo premiada como um dos melhores concessionários Nacionais.
Em 1995 e 1996 com a tecnologias de informação a crescer a um ritmo acelerado constituímos a Hicon e direccionamos a nossa principal actividade para o mercado da informática, tendo como base o mercado empresarial, no planeamento e elaboração de redes informáticas, instalação de aplicações de gestão etc. Em simultâneo, demos inicio à formação em contexto de Trabalho de áreas tecnológicas, tendo nestes anos ministrado formação a milhares de pessoas, estabelecendo parcerias com escolas técnicas e centros de formação. Com o objectivo das aplicações terem uma maior introdução no mercado empresarial e no mercado residencial. com a forte introdução  dos computadores pessoais e dos telemóveis na sociedade de consumo, a Hicon aposta em dois novos sectores: a informática e as comunicações móveis.
Em 1998, dá-se início, em Portugal, à televisão digital interactiva e multimédia por cabo e satélite, desde então a Hicon torna-se parceira deste projecto inovador, tendo mantido resultados relevantes ao longo dos últimos anos. No mesmo ano iniciamos o desenvolvimento de aplicações de gestão com marca própria na área dos Serviços de Saúde, Escolar e Associativismo. A evolução deste segmento em conjunto com o da formação levou a Hicon à direcção de uma Associação Empresarial com 1600 empresas associadas.
Em 2000, para obter vantagens competitivas, deu inicio à distribuição no mercado nacional.
No ano de 2001 introduzimos no nosso portfolio o empresarial das redes móveis
Como as soluções tecnológicas inovadoras não contemplavam a totalidade das necessidades de comunicação, a Hicon cria em 2002 um jornal, inicialmente intitulado Hicon Business, que mais tarde dá origem ao HiconNoticias.
Finais de 2002 e 2003 iniciamos a parceria no mercado empresarial com a ONI em comunicações de voz e dados.
Nesse ano, inicia-se uma estagnação e uma conjuntura económica e financeira desfavorável em Portugal, a Hicon procura mercados externos como Espanha, França, Suíça, Cabo Verde e Angola.
Em 2003 retomamos um projecto de 1987, o da moda.
Em 2004 iniciamos o Imobiliário da TV Cabo, comercial e técnico.
Já em finais de 2006 e 2007, com a exigência de um serviço global, cria o departamento de Multimédia/Webdesign. Através desta nova actividade fortalece as parcerias já existentes e consolida a sua própria comunicação, com recurso a diversos formatos de comunicação (Newsleters, website, campanhas rádio, publicidade, etc.).
Em 2008 Iniciamos novo projecto no mercado empresarial, no Turismo.
Nos inícios de 2008 estabelecemos uma Parceria em Portugal com o maior operador de rede fixa e Satélite em Voz, Dados e Televisão, a PT “ Portugal Telecom” desenvolvemos e aprofundamos a rede de distribuição que até hoje se solidificou com resultados positivos, com estes resultados levou-nos em 2009 a assinar um contrato de parceria com a operadora Móvel “ TMN” também o maior operador em Portugal da Rede móvel, que temos vindo a investir numa rede sustentada que dignifique o nosso profissionalismo e o dos nossos parceiros.
2008 Ano inicio de tempos de túmulos económicos nacionais e internacionais, cabe-nos a iniciativa e o desenvolvimento de estratégias que beneficiem a conjuntura económica, esta iniciativa teve por base encorajar um núcleo de empresas pró-activas na construção de estratégias de Marketing, que promovam descontos aos associados, criamos o Hicon Clube Digital.
Em 2009 aprofundamos o projecto retomado em 2003 iniciado em 1987, criamos uma marca própria para o segmento médio alto “ Helle és+” com objectivo direccionado á exportação
Em 2009 iniciamos uma parceria técnica com a PT “Portugal Telecom” de prestação de serviços, na instalação e na manutenção de serviços á rede de Clientes.
A Hicon Energy Systems surge nos Inícios de 2010 para o mercado energético, representando operadores e fabricantes de tecnologia para a microgeração.  
Em 2010 surge a Relíquia da Alma, empresa de produtos tradicionais.
A Gest B inicia em 2010, mas é no ano de 2011 que forma uma equipa direccionada para a captação de recursos com iniciativa, empreendorismo e inovação, criando novos formatos empresariais.
Actualmente a complexidade e permanente mutação das organizações exige interacção, pelo que o Grupo Hicon possui colaboradores experientes e dotados das necessárias competências, para fazer face às exigências, quer do segmento empresarial, quer do pessoal e residencial.
O Grupo Hicon tem a sua Fundação no Porto, Portugal em 1992 e a sede Portuguesa localizada em Braga, Cabeceiras de Basto, possui uma rede de lojas próprias, e uma rede de distribuição no mercado Português, tendo um conjunto de agentes e parceiros em alguns Países da Europa, África e América com maior relevo na Brasil, Suíça e Cabo Verde, dando assim cumprimento aos objectivos das parcerias estabelecidas, quer com os principais operadores de telecomunicações da rede fixa, como da rede móvel, e aos fabricantes de material electrónico e software de aplicação.